O que é Burnout?


 

Hoje esse termo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma síndrome ligada exclusivamente ao contexto ocupacional. Ele se caracteriza pela exaustão emocional e física, pela indiferença, distanciamento e pela baixa realização profissional.

 

Essa situação pode acarretar vários fatores de risco para os colaboradores como a sobrecarga de trabalho, a falta de autonomia, conflitos, assédio, a falta de clareza sobre responsabilidades e a dificuldade de desconectar da empresa em momentos de lazer.

 

Sendo assim, as empresas podem agir de forma preventiva para que isso não ocorra como, incentivar pausas, férias e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de combater a “valorização” do excesso de trabalho.

 

O Treinamento de líderes para identificar sinais precoces de exaustão é uma grande ferramenta, com feedbacks construtivos e de reconhecimento, definindo metas realistas e papéis claros, não incentivando a sobrecarga.

 

Ao identificar o Burnout, e agindo de forma rápida e consciente, os benefícios são claros tanto para as empresas como para os seus colaboradores. Oferecendo aumento da produtividade e a melhoria no clima organizacional.


Por: INNÉ Corretora de Seguros - 22/09/2025